Craque sempre deve jogar!
![]() |
| Diego - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo |
Fala, galera!
Pessoal, tenho visto muito se falar, discutir, planejar ou até mesmo, rechaçarem a possibilidade de Diego e Everton Ribeiro jogarem ou não juntos. Oi? É isso mesmo? Dois craques não podo jogar juntos? (Tudo bem que a palavra "craque", já foi muito mais valorizada, mas, os referidos jogadores, fazem muito bem por merecerem tal título atualmente.)
Sinceramente, não sei se estou sendo saudosista mas, na minha época, o treinador tinha que armar um esquema, baseado nos jogadores que tinha e, se fosse um elenco repleto de craques, era obrigado a "se virar" pra arrumar espaço pra colocar a maioria deles jogando na mesma equipe, ou seja, é o esquema que tem que se adaptar ao jogador e não o jogador ao esquema, deu pra entender? Acho que esquema seria muito mais importante, se você tivesse um time fraco tecnicamente. O conjunto teria que ser muito bem treinado, pra poder diminuir a distancia, de um time de craques.
Parece que, atualmente, o "novo futebol", dos professores, doutores e PHDs das táticas, entenderam que a tática, é muito mais importante do que o espetáculo. Tipo, eficiência, traz jogador brucutu, carregador de piano, que ele obedece fielmente o que ele manda, e o esquema vence o jogo. Com isso, os jogadores talentosos, aqueles capazes de resolver um jogo em um lance genial, foram acabando deixados meio que de lado, porque, eles, raramente marcam, são ineficazes na marcação.
Entendo que tudo evolui nesse mundo, mas, certas coisas, tem que ser deixadas intactas, pois delas vimos maravilhas surgirem. No futebol, que é nosso tema, vimos esquadrões espetaculares jogando futebol dos sonhos. Exemplos? Vamos a alguns:
Seleção brasileira de 58 ( Será que hoje Pelé e Garrincha não jogariam juntos porque eles não eram de marcar?)
Seleção brasileira de 70 (Será que hoje seria proibido Pelé, Tostão, Rivelino e Gerson jogarem juntos?)
Flamengo de 81 ( Será que Zico, Tita e Lico ão poderiam jogar juntos pelo simples fato de não marcarem ou fecharem corredor??)
Bom, dei esses exemplos (sei que pesados) justamente pra mostrar que não se pode preterir um craque , por conta da tática. Imagine um time estilho ferrolho, daqueles que não deixa nem o adversário pensar? Como passar por isso? É aí que entra o craque com o fator "genialidade". O jogador, numa jogada, fura um bloqueio intenso. Não dá pra prever uma jogada assim em qualquer esquema tático no mundo...Tem jogadores que nem são craques, mas tem sua jogada genial num jogo e decidem a partida. Exemplo? Berrio contra o Botafogo na Copa do Brasil. Resolveu a partida numa jogada genial...
![]() |
| Everton Ribeiro - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo |
Portanto, amigos, não quero nem pensar que na cabeça do Rueda, Diego e Everton Ribeiro não podem jogar juntos, pelo simples fato que eles não fecham o corredor.. É bizarro! Não aceito! É demais pra minha cabeça. Depois da final da Copa do Brasil, o treinador colombiano vai ter que se virar pra colocar os dois juntos. Qual time do Brasil ousaria a colocar um no banco?
Antes do Flamengo contratar os dois, eram sonho de consumo dos outros times brasileiros, imaginem o Flamengo, que contratou os dois!?
Até ano que vem, Rueda terá tempo de treinar os dois juntos, adaptar um esquema aos craques (e não o craque ao esquema...rs), pra podermos ver o mengão voar em 2018...
SRN

